terça-feira, 1 de março de 2016

Metas 2016: primeiro item - Pronto!!



Fala Pessoal!!!

Tá chegando a hora, vou cumprir minha primeira meta de 2016: correr mais.


Treinei 12 semanas usando a planilha do site Ativo.com:

Seguindo essa legenda e com um frequencímetro, dá para ganhar resistência e pegar o ritmo. 
Quando comecei, nem 1,5Km conseguia correr, agora, consigo correr 3 a 4Km, dependendo do dia.

Na primeira semana só com corrida leve, frequência cardíaca baixa entre 55 e 65% do batimento, conseguia 1Km e olhe lá, o joelho doeu, chegava morta. Já na 8 semana, intercalando leve, moderada, forte, conseguia 3Km... Pra quem nunca correu, fiquei satisfeita...

Fiquei toda feliz a primeira vez que corri direto, sem precisar caminhar, os 4Km...
Me senti tão bem depois... Vi que os treinos estavam fazendo efeito, tinha mais fôlego, mais disposição para o dia a dia...
Além da sensação de "estou mudando as coisas, estou saindo da zona de conforto/preguiça..."

Os cálculos da frequência cardíaca estão em vários sites explicando como fazer, mais por via das dúvidas fui a minha cardiologista pra confirmar. A equação é assim:






Assim, com o uso do frequencímetro dá pra saber em qual faixa você se encontra. Quanto maior o tempo para você chegar a sua frequência cardíaca máxima melhor seu condicionamento físico. 
Quando comecei, achei que meu frequencímetro estava quebrado, passava de 90 batimentos para 110 batimentos com uma leve caminhada. Falei com a cardiologista e ela falou:"é porque você não tem condicionamento físico..." Hum... Humilhou... 


Mas depois foi ficando melhor...


Duas coisas importantes que aprendi nesses 3 meses: alimentação e hidratação.
Eu saia para correr só com uma maçã, depois, só um suco, mas isso influencia muito no rendimento. Se esquecer de beber água, corro menos, se não comer, corro menos...
Então é importante comer alguma coisa, mas não é tomar café com leite e comer pão com manteiga... Se comer isso dá um bolo na barriga, fico logo enjoada, então estou comendo banana, aveia e mel, e tomando pelo menos 400mL de água para garantir a hidratação.

Depois tomo meu café normal, não deixando de lado uma fonte de proteína, como queijos magros, peito de peru ou ovo, para repor as energias.

Com isso tudo já perdi 3,5Kg, não que isso seja muito, mas já vale como incentivo... Perder peso e nunca mais achar... kkkkkk Se tivesse fazendo dieta mesmo, teria perdido mais... Mas prefiro fazer reeducação alimentar, mudando as porções, e escolhendo melhor o que entra no prato, do que fazer dieta restritiva e depois voltar a ganhar peso. Ainda me permito um chocolate, uma pizza, mas sendo a exceção, não a regra...

Agora chegou a hora de por isso em prática:





Semana que vêm falo pra vocês como foi, e as fotos...

Beijos
;P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
amigas de infância dando suas opiniões para vários detalhes da vida!